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Um dos grandes segredos da gestão é conseguir reunir as capacidades de conhecimento amplo do negócio, de entendimento do contexto no presente e no futuro, de mobilização individual e coletiva, de comunicação em todos os níveis e, acima de tudo, de criar um propósito que traga sentido e valor para o negócio e para as pessoas.

Todas estas capacidades são igualmente importantes, embora tenham maior ou menor relevância em diferentes momentos. A percepção de quando uma ou outra deve ser a mais relevante é um dos maiores desafios do gestor. A tendência de manter o foco e a energia em apenas uma das capacidades, por muito tempo, é frequente e natural.

Em contato com diversas empresas em processo inicial de operação, estruturação e consolidação nos últimos 30 anos, observei os riscos que este erro pode trazer à empresa. Inclusive com companhias já maduras e consolidadas em seus negócios.

Para exemplificar e materializar esta situação, encontrei a figura do funil.

Aliás, um item injustiçado, pela pouca importância que lhe é dada, visto o seu papel de permitir a transferência de grandes volumes para pequenos recipientes. Experimente fazê-la sem o funil.

Considerando-se o momento de criação de um negócio, nós juntamos: uma ideia, com muita energia, agregando muito conhecimento e mobilizando todo o nosso foco. Neste momento, de modo figurativo, colocamos a cara no funil e direcionamos nossa visão em um só ponto, um objetivo.

Este esforço resulta na estruturação, capacitação e tração do negócio. Em seguida, o negócio começa a funcionar, agregar e interagir com novos stakeholders, trazendo novas demandas e novos desafios. É justamente nesta fase que muitos erros são cometidos e muitas oportunidades perdidas – além de surgirem algumas ameaças. O motivo: o gestor continua com a cara no funil e direcionado para as mesmas tarefas e estratégias.

Este é o momento de “virar o funil”.

A partir da criação do negócio, devemos virar o funil para ter uma visão abrangente e clara, capaz de gerar uma visão de futuro, poder de antecipação, reposicionamento mercadológico e inovação.

Este movimento com o funil será repetido várias vezes ao longo do tempo, criando o que chamo de “polimerização da gestão”. Aplicando-se o adequado catalisador, esta polimerização resultará numa empresa com as características ideais para construir seu diferencial de mercado, com seu capital humano motivado e qualificado, com líderes seguindo uma nova visão de futuro.

Este é o melhor caminho para descobrirmos valores escondidos em nosso negócio, transformar nosso produto em serviço – gerando riqueza – e este novo serviço numa plataforma, com soluções para toda a cadeia.

PaísBrazil
EstadoSão Paulo
distância: 8 Kilometros
EndereçoAl. Gabriel Monteiro Da Silva, 1310 - São Paulo - SP
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